Com esporte, cultura e serviços gratuitos, Arena Verão Pernambuco encerra  mais uma edição celebrando o bem-estar da população

“Muitas dessas atividades a gente só consegue fazer pagando. Ver tudo isso de graça e acessível para todo mundo é maravilhoso.” Foi assim que a moradora Maria Eduarda resumiu o clima vivido no último fim de semana no Parque Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, que recebeu o encerramento da 2º edição do Arena Verão Pernambuco, de sexta (23) a domingo (25). A iniciativa reuniu esporte, lazer, cultura e serviços gratuitos, mostrando que cuidar das pessoas também é criar oportunidades de convivência, bem-estar e alegria. 

Já em clima de Carnaval, a sexta-feira (23) começou com o frevo tomando conta do parque. O Bloco Carnavalesco Batutas de São José colocou o público para dançar, misturando cultura, movimento e identidade pernambucana.

No sábado (24), a programação convidava à descoberta: frescobol, pickleball, esgrima, queimado, parkour, badminton e recreação infantil, entre outras atividades gratuitas. Para muitas pessoas, era o primeiro contato com modalidades que, fora dali, dificilmente fariam parte da rotina.

O domingo (25) manteve o parque cheio de vida, com aulões de dança, Krav Maga, Sandá, skate, futvôlei e brinquedos infláveis, garantindo diversão para todas as idades. Durante os dois fins de semana do evento, iniciado no dia 16, estima-se que mais de mil pessoas tenham passado pelo local.

Depois de um dia de brincadeiras, banho de mangueira e espuma, a pequena Miriam Soares, de 12 anos, não escondia a empolgação. “Tomei banho de espuma, fui no escorrego, foi muito legal. A coisa que eu mais gostei foi de ficar brincando na espuma com as minhas amigas”, disse.

Enquanto uns se divertiam, outros aproveitavam os serviços oferecidos. O Governo do Estado esteve presente com ações integradas de várias secretarias: emissão do RG Nacional, certidões de nascimento e casamento, atendimentos da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, além da Ouvidoria do Estado.

A Arena também cuidou dos animais de estimação. Com vacinação antirrábica gratuita, a ação da Secretaria de Meio Ambiente atendeu centenas de pets. Segundo o veterinário Linaldo Barbosa, mais de 300 cães e gatos foram vacinados ao longo do evento.

Tutora de três gatos e um cachorro, Carla Braz aproveitou a oportunidade. “Viemos imunizá-los para manter minha gravidez saudável e cuidar dos nossos animais”, contou.

O evento também abriu espaço para modalidades menos conhecidas, como o Sandá, apresentado pelo instrutor Joel Santos, da Federação Pernambucana de Kung Fu Wushu. “Viemos divulgar a nossa modalidade, trazer o contexto da nossa arte marcial e mostrar que quem gosta de luta vai gostar de Sandá”, explicou.

Para o presidente da FEDEPE, Ricardo Rocha, o evento reforça o papel social do esporte. “O Arena Verão mostra que o esporte é uma ferramenta de transformação social. Quando ocupamos o espaço público com atividades acessíveis, aproximamos pessoas, criamos oportunidades e fortalecemos a convivência”, afirmou.

Já a secretária de Esportes, Ivete Lacerda, destacou o impacto humano da iniciativa. “Sabemos que o dever está sendo cumprido ao ver o encantamento das pessoas que descobrem uma nova modalidade, das crianças que encontram diversão longe das telas e dos idosos ativos que não perdem um aulão de dança. A política pública de esporte também é garantir atividade física como direito da comunidade”, disse.

Ao final da edição, fica a imagem de um parque cheio, famílias reunidas, crianças sorrindo e pessoas vivendo a cidade de forma mais ativa e integrada. Realizado pela Federação do Esporte Escolar de Pernambuco (FEDEPE), em parceria com o Governo de Pernambuco, com patrocínio da Copergás, Porto do Recife S.A. e Suape, o projeto encerra mais uma edição deixando claro que já se consolidou como uma ação estruturante do verão pernambucano, conectando esporte, cultura, saúde e serviços públicos em um espaço acessível à população.