Arena Verão Pernambuco tem 2ª edição com esporte e lazer gratuitos no Parque Santos Dumont

Após o sucesso da edição realizada na Praia de Piedade, em setembro do ano passado, a Federação do Esporte Escolar de Pernambuco (FEDEPE) volta a convidar a população para ocupar os espaços públicos de um jeito diferente: com movimento, encontro e lazer ao ar livre.

Nos dias 16, 17, 18, 23, 24 e 25 de janeiro, o Arena Verão Pernambuco transforma o parque em um grande ponto de convivência, onde crianças, jovens, adultos e idosos podem se desconectar das telas e se reconectar com o corpo, com a natureza e, principalmente, com as pessoas ao redor. A iniciativa é realizada em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes, e conta com o patrocínio da Copergás, Complexo de Suape e Porto do Recife.

Mais do que uma programação de férias, o Arena Verão propõe uma mudança de rotina. É o espaço onde a família passa o sábado junta, onde amigos experimentam uma modalidade pela primeira vez, onde crianças descobrem novas brincadeiras e onde muita gente volta a se movimentar depois de um tempo parada.

Segundo o presidente da FEDEPE, Ricardo Rocha, o objetivo vai além do esporte. “Queremos tirar as pessoas de casa, combater o sedentarismo e incentivar hábitos mais saudáveis, mas também promover o contato com a natureza e a integração social. O esporte é uma ferramenta de saúde, mas também de encontro e de bem-estar coletivo”, destacou.

A programação foi pensada para acolher todos os públicos. A piscina do Santos Dumont, por exemplo, será palco de aulões de hidroginástica e esportes aquáticos, enquanto modalidades como badminton e pickleball aparecem em formato de oficinas e competições, organizadas por suas federações. Para muitos participantes, será a primeira chance de conhecer esportes que antes pareciam distantes da realidade.

O espaço também terá recreação infantil com profissionais e equipamentos voltados para as crianças, permitindo que pais e mães aproveitem as atividades com tranquilidade. Aulas de funcional e dança, em parceria com academias, completam a programação, ocupando áreas já queridas do público, como a pista de skate e as quadras poliesportivas.

Para a secretária de Esportes de Pernambuco, Ivete Lacerda, a proposta é ampliar o olhar sobre o lazer. “Queremos trazer a população para o parque, movimentar o corpo e estimular a mente longe das telas, garantindo o direito ao esporte, à cultura e ao lazer. A diversidade de práticas permite que cada pessoa experimente algo novo, se descubra em uma modalidade e viva o espaço público de forma mais ativa”, afirmou.

Como participar

As noites de sexta-feira (18h às 21h) serão dedicadas às apresentações culturais, criando um clima de encontro e celebração. Já aos sábados (8h às 18h) e domingos (8h às 13h), o parque ganha ainda mais movimento com as modalidades esportivas.

O evento é aberto ao público, gratuito e pet friendly. Não é necessário realizar inscrição: basta chegar, escolher uma atividade e fazer parte dessa experiência coletiva que une saúde, lazer e convivência.