Esporte Presente Pernambuco leva corrida, saúde e convivência para Vitória de Santo Antão

Quando o esporte chega, a cidade muda. E Vitória de Santo Antão soube disso logo cedo, quando as ruas começaram a ser ocupadas por passos, respirações aceleradas, abraços e a energia de quem escolheu celebrar os 400 anos da cidade em movimento. A 3ª Corrida de Santo Antão – Movimenta Vitória, realizada no dia 17 de janeiro, transformou a manhã em um encontro de saúde, superação e pertencimento. O evento marcou a primeira etapa do Projeto Esporte Presente Pernambuco, realizado pela FEDEPE (Federação do Esporte Escolar de Pernambuco), em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, levando atividades esportivas, saúde e pertencimento para o coração das comunidades.

O evento começou no dia 16 de janeiro, na Praça O Leão Coroado, onde atletas e participantes vivenciaram um momento que foi além da organização da prova. Durante a retirada dos kits, o projeto promoveu palestras e oficinas educativas com orientações sobre prevenção de lesões, alimentação, hidratação, planejamento de treino e técnica de corrida, reforçando o compromisso com uma prática esportiva consciente, segura e acessível.

Já no dia 17, logo cedo, a Praça O Leão Coroado voltou a ser ponto de encontro, concentração e expectativa. Às 5h30, a largada deu início a um percurso marcado por histórias diferentes, mas com o mesmo propósito: qualidade de vida, conexão entre as pessoas e ocupação positiva dos espaços públicos.

O evento reuniu mais de 2 mil atletas. Teve quem correu pela primeira vez, quem buscou superar seus próprios limites e quem participou pelo simples prazer de estar ali. Na chegada, sorrisos e emoção se misturavam à sensação de fazer parte de algo maior. Mais do que uma prova, a corrida foi um verdadeiro momento de união na Cidade.